domingo, 11 de janeiro de 2015

"A vantagem competitiva de Portugal em África é que não provoca medo a ninguém"



Profundo conhecedor da realidade africana, Paul Collier esteve em Lisboa para uma conferência na School of Business and Economics (SBE) da Universidade Nova. Ao DN, falou sobre a situação atual e desafios naquele continente

Quais as raízes das crises e fracassos nas sociedades africanas?

É preciso não esquecer também a existência de casos de sucesso. O que tem tornado África pobre, como qualquer outra sociedade, é uma política e cultura disfuncionais, além de circunstâncias económicas desfavoráveis. E quando existem recursos, a questão é se o Estado realiza o necessário para que o cidadão comum beneficie da riqueza resultante desses recursos.

Como é Portugal visto em África?

Creio que Portugal está bem familiarizado com o espaço africano, não apenas enquanto antiga potência colonial. Os portugueses estiveram no interior, viveram aí, têm um conhecimento muito razoável de como é atuar e viver em África. E Portugal não é uma sociedade racista. E tem uma vantagem competitiva muito grande: é que não provoca medo em África. Portugal não é uma ameaça ou uma grande potência, como os EUA ou a China, ou uma potência colonial como foram a Grã--Bretanha ou a França. Portugal tem conhecimento suficiente para chegar a África e perceber que não chegou à Lua.

Sem comentários:

Enviar um comentário