domingo, 11 de janeiro de 2015

Governo de São Tomé e Príncipe prepara anuário para facilitar investimento directo estrangeiro



O governo de São Tomé e Príncipe vai elaborar um anuário sobre as oportunidades de investimento estrangeiro em São Tomé e Príncipe, disse o ministro da Economia e Cooperação Internacional, Agostinho Fernandes.

O ministro disse ainda que o documento “serve para identificar as áreas concretas de investimento”, particularmente nas áreas turísticas, agricultura e das pescas.

O governo tem estado a auscultar a população para elaborar o que já designou por “orçamento do cidadão”, que além da aposta no fomento do sector privado nacional pretende atrair investimento estrangeiro.

“Queremos dizer ao investidor estrangeiro exactamente onde pode aplicar os seus capitais e com quem e não apenas dizer que há oportunidades no domínio das pescas, da agricultura ou do turismo”, adiantou Agostinho Fernandes.

O país já dispunha, desde 2008, de um guia do investidor elaborado com o apoio da Universidade de Colúmbia mas “a realidade é que de 2008 até agora o investimento estrangeiro continua a ser muito baixo em São Tomé e Príncipe e consequentemente continuamos com o problema crescente de desemprego”, sublinhou o ministro da Economia e Cooperação Internacional.

O ministro anunciou que brevemente o governo vai reunir na capital os parceiros de cooperação do arquipélago, momento que considera ser a oportunidade ideal para atrair investimento de empresas privadas estrangeiras para São Tomé e Príncipe.

O guia de investimento directo estrangeiro em São Tomé e Príncipe vai ser produzido em brochuras, distribuído pelas embaixadas e representações diplomáticas do país em vários países e colocado também na Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário