quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Bélgica acolhe conferência de doadores a favor da Guiné-Bissau

Uma conferência internacional de doadores para mobilizar fundos a favor da Guiné-Bissau será organizada em Bruxelas, na capital belga, em início de 2015, segundo o presidente do Conselho de Ministros da  (CEDEAO), Hanna Serwaa Teteh.

Teteh anunciou este plano de manter uma conferência de doadores na abertura da 73ª sessão  do seu Conselho que decorreu terça-feira na sede da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), na capital Abuja.

Segundo ele, os fundos a serem mobilizados na conferência de doadores servirão para complementar os esforços financeiros empreendidos pela CEDEAO neste país.

Em abril de 2014, a Guiné-Bissau organizou eleições presidenciais e legislativas que balizaram o caminho para um regresso à ordem constitucional neste país da África Ocidental de cerca de 1,6 milhão de habitantes e isto na sequência de um golpe de Estado.

Estas eleições presidenciais foram vencidas por José Mario Vaz, um antigo ministro das Finanças, num país onde nenhum Presidente conseguiu terminar o seu mandato desde a sua independência, há 40 anos.

No quadro dos esforços do Grupo de Contato Internacional para a Guiné-Bissau, um encontro realizado em Nova Iorque, a 18 de novembro de 2014, decidiu, entre outras medidas, prorrogar o mandato da Missão da CEDEAO neste país (ECOMIB).

Teteh exprimiu a esperança de ver o Conselho submeter e recomendar o prolongamento do mandato da missão aos chefes de Estado da CEDEAO que devem reunir-se no fim de semana, em Abuja, para dar a sua aprovação.

Sem comentários:

Enviar um comentário